1º PRINCÍPIO RAÍZES CULTURAIS

Os problemas da família têm raízes na estruturação atual da sociedade.

Os desafios que enfrentamos estão enraizados em nossa atual sociedade. O mundo mudou; tecnologia em excesso, uso das redes sociais exageradamente, consumismo, drogas, violência, e se não bastasse, agora é importante também “aparentar” ser.

Estamos todos um tanto perdidos, assustados e com medo. Sabemos o que é bom para nós, mas não vemos como atingir o que queremos num mundo violento, agressivo, materialista, de falsas aparências e sem modelos que nos inspirem. Assistimos ainda a desunião nas famílias, vemos leis ignoradas ou descumpridas, o sexo vinculado apenas ao prazer e desligado do respeito, da admiração e do verdadeiro amor.

Precisamos hoje tomar consciência desse contexto sociocultural e parar para refletir com lucidez sobre ele, a fim de tratar convenientemente suas questões. E, se queremos ter famílias saudáveis, temos de começar por nós.

“NADA MUDA SE EU NÃO MUDAR”.

Devemos viver, pelo menos durante uma semana focalizando nossas Raízes culturais, num destes aspectos:

o familiar —- relações com o outro

o individual — relações comigo mesmo

o exterior —- relações com o grupo, a sociedade

QUEM SOU EU? QUE TIPO DE PESSOA SOU?

Sugerimos que seja feita uma lista de nossas qualidades e outra de nossos defeitos. A proposta é cultivar e deixar que floresçam as qualidades e controlar e dominar o que temos de negativo.

Como fazer prevenção?

O ponto de partida para um trabalho de prevenção com os filhos é PAIS FALAREM A MESMA LÍNGUA. Pais, avós, tios, todos precisam agir da mesma maneira, conduzir as crianças para o mesmo rumo; conscientes de que o consumismo, a pornografia, o tabaco, o álcool e outras drogas, inclusive os medicamentos sem prescrição médica, representam real perigo e devem ser tratados com seriedade e cautela.

Não deixemos se perder o que é bom! Então:

— O que mudar?

— O que melhorar?

— O que deixar de fazer?

— O que fazer?

Fonte: Texto extraído do livro de Prevenção com Amor-Exigente de MARA SILVIA CARVALHO DE MENEZES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *