A DINÂMICA DA PREVENÇÃO – “ANTES QUE COISAS RUINS ACONTEÇAM”

Hoje, vamos compartilhar com vocês, seguidores da ASSAE (Associação São Sebastião de Amor-Exigente), um aspecto da vida em recuperação pelo nosso programa de sobriedade: a Dinâmica da Prevenção que, para nós do AE, abrange um pouco mais do que o sentido limitado de apenas evitar o consumo de substâncias psicoativas.
De acordo com o livro “Prevenção com Amor-Exigente – Tema: Antes que coisas ruins aconteçam”, escrito por Dona Mara Silvia Carvalho de Menezes, cofundadora do AE e membro do Conselho Deliberativo da FEAE (Federação de Amor-Exigente), aprendemos que a prevenção de problemas começa em casa, entre pais e filhos, e quanto antes melhor – só depois se estende à escola e à comunidade onde estamos inseridos.
“O Amor-Exigente não entende a prevenção no sentido limitado de apenas evitar a experiência com drogas. É uma de nossas grandes preocupações. Mas, com certeza, a prevenção é um desafio que se impõe a todos nós e é nosso dever desestimular a experimentação, o uso ou abuso de tabaco, álcool e outras drogas, assim como também é nosso dever lutar contra tudo o que nos torna vulneráveis”. Dona Mara se refere, por exemplo, a exposição à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito ou à corrupção em todas as suas formas.
Além disso, segundo ela, achar culpados, reclamar, isolar-nos ou esperar soluções são atitudes inócuas. “Daí a importância de um programa que, de modo simples e eficiente, nos mostre o caminho para, efetivamente, fazermos uma ampla prevenção”. “É preciso, sim, prever, intuir situações de risco para conseguirmos chegar antes das drogas, e de outros problemas na vida das pessoas”.
Assim, diz Dona Mara, prevenir pode ser evitar um ou alguns problemas, ou mesmo atuar numa ampla constelação de fatores.
Por exemplo, em relação à dependência química, prevenir é interromper qualquer fase dessa derrocada: Experimentação/Uso ocasional ou social/Uso regular ou constante/ Dependência. #ParaRefletir #PensemNisso #ContinuAE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *