“Resumão”: Amar-se

O “Resumão” desta semana nos mostra a importância de uma das principais descobertas do dependente químico em recuperação: o amor.

Amar a si mesmo e aos outros é uma encantadora aventura, talvez o único prazer que pode durar eternamente. A dificuldade de amar-se tem origem na sensação de que não se é digno desse sentimento em razão dos seus “defeitos” e do chamado “registro de infância”.

A literatura diz ainda que devemos lembrar que para sentir-se feliz, uma pessoa precisa, primeiro, sentir-se pertencida, valorizada, amada e autônoma. Confira abaixo sugestões para amar-se:

– Aja prontamente! Não espere que surjam condições especiais para começar a agir. Esta hora jamais virá! Decida por você e comece já.

– Doe-se! Coopere! Melhore o mundo à sua volta e entusiasme as outras pessoas. Não seja egoísta e não se economize. Seja diligente, afaste a preguiça. Assim você será aceito e amado pelas outras pessoas.

– Afaste-se das pessoas negativas: Daquelas que tem uma nuvem negra sobre si. Se após tentar ajudá-las você vir que não tem jeito, não se deixe contaminar. Deixe-as ir!

– Melhore sua autoconfiança. Descubra seus dons, talentos, habilidades, capacidades e os êxitos já alcançados. Todos temos muitos. Cultive um ou mais passatempos laborais.

– Pare de se criticar! Exclua do seu vocabulário palavras negativas, tais como burro, idiota, inútil, fraco, desajeitado, fracassado, incapaz, sonso, feio, etc..

– Crie imagens mentais positivas. Veja-se sempre vencendo, conseguindo o que quer, sendo aceito pelos outros, alcançando o sucesso pretendido, sendo amado. Faça isso antes de cada trabalho.

– Pare de amedrontar-se. Deixe de adivinhar dificuldades e de recear o futuro. Pense na solução e não no problema.

– Elogie-se. Pense que poderia ter sido muito pior. Veja sempre o que melhorou. Veja mais o lado bom que o ruim.

– Divirta-se com suas gafes, falhas ou insucessos. Veja o cômico e não o trágico.

– Seja paciente consigo mesmo, controle a ansiedade, preserve e planeje o próximo passo. Poucos conseguem o que querem na primeira tentativa. Relaxe e não se culpe.

– Ilumine e areje seus ambientes. Ambientes escuros e fechados nos deprimem. Abra sua mente às novas ideias, considere-as.

– Cuide e melhore sua imagem pessoal. Ninguém valoriza quem não se dá valor e não cuida de si próprio e da sua aparência. Use o espelho. Sinta-se bem. Goste de você.

– Sorria. Seja alegre, principalmente quando está sozinho. Rir é uma terapia séria para estimular as funções cerebrais.

– Sonhe. Transforme seus sonhos em metas e comece a realizá-las.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.