Posicionamento em uma Vida Nova

Adquirir um novo posicionamento perante os desafios da vida sem drogas é um dos principais entendimentos para o dependente químico em recuperação. Mas saiba que um posicionamento, uma nova atitude é a meta que você vai alcançar, independentemente do contexto social.

Posicionar-se significa fazer reinvindicações sobre como você irá viver na sua comunidade e ficar firme nas suas exigências. Dar um novo rumo para as coisas.

Para professores ou alunos, inseridos na comunidade escolar, o livro “Amor-Exigente para Professores prevenção na escola”, escrito por Dona Mara Silvia Carvalho de Menezes, cofundadora do AE e membro do conselho deliberativo da FEAE (Federação de Amor-Exigente) orienta fazer uma revisão de avaliação das crises que, por ventura, você e sua escola estejam vivendo. “Pense sobre alguns dos problemas que enfrentaram ultimamente e que tenham sido criados pelos estudantes. Talvez sua classe tenha sido perturbada por uma explosão de raiva, ou uma criança tenha contado uma mentira, ou um pai cheio de raiva tenha criado a maior confusão na escola ou ainda alguns estudantes irresponsáveis tenham brigado no pátio, entre outras situações”. Em qualquer uma dessas situações, explica Dona Mara, você provavelmente se viu obrigado a lidar com a confusão e arrumar as coisas. “O aluno foi a causa do problema, mas você sofreu as consequências”.

A afirmação “não tolerarei” representa seu posicionamento. Não precisa explicar ou discutir os méritos do seu posicionamento – você sabe o que vai ter de enfrentar se se dispuser a fazer mudanças em si mesmo, nas crianças com as quais trabalha e na sua escola.

Você precisará de ajuda para:

– Estabelecer um limite por semana;

– Desenvolver um plano;

– Obter apoio

De acordo com o livro, neste ponto, você está começando a “aplicar o Amor-Exigente” e precisará de apoio para fazer as mudanças necessárias. Mas você não pode “aplicar o Amor-Exigente” sozinho. A essência do programa é o chamado sistema de apoio.

– Ativo

– Seletivo

– De confronto

Importante: lembre-se que limites são melhores e mais eficazes quando são pequenos, simples passos que você e seu grupo têm a certeza que poderão cumprir. “Nós sabemos que você quer chegar a sua meta depressa, mas não exagere. Dê um pequeno passo de cada vez e estará na estrada que leva à realização de seus objetivos”, destaca a reflexão.

Pode começar assim:

– Limites são novos comportamentos para você

– Um limite é algo que você se decide a tentar por uma semana, por exemplo

– Pequenos limites são pequenos passos que o levam em direção a sua meta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.